Área de Associados

Apresentação do Programa CASA EFICIENTE

A Cerimónia de Apresentação do Programa CASA EFICIENTE 2020 decorreu, na passada sexta feira, dia 13 de Abril, e foi presidida pelo Senhor Ministro do Planeamento e das Infra-estruturas e pelo Senhor Ministro do Ambiente, contando ainda com a presença do Presidente da CPCI - Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, o Eng. Manuel Reis Campos, e do Vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), o Sr. Andrew McDowell.

O Programa CASA EFICIENTE 2020 tem como finalidade conceder empréstimos, em condições muito favoráveis, para a realização de um conjunto de obras de melhoria do desempenho ambiental dos edifícios, com especial enfoque na eficiência energética e hídrica, bem como na gestão de resíduos urbanos. As intervenções podem incidir na envolvente construída do edifício (nomeadamente nas janelas) e nos seus sistemas (como por exemplo, nos sistemas de iluminação, ventilação, produção de água quente sanitária, redes prediais, dispositivos sanitários e sistemas de rega).

 

Pode candidatar-se qualquer pessoa, singular ou colectiva de direito privado, proprietária de edifício ou fracção autónoma destinado a habitação. O pedido de financiamento é tratado directamente com os bancos aderentes ao programa, de forma simples e ágil.

A CPCI é a entidade dinamizadora deste Programa, promovido pelo Estado Português, co-financiado pelo BEI – Banco Europeu do Investimento e pelos Bancos comerciais aderentes (Caixa Geral de Depósitos, Millenium BCP e Novo Banco).

Para o período de 2018 a 2021, o valor total disponível é de 200 milhões de euros.

 

Importa realçar que a etiqueta energética CLASSE+ é uma exigência técnica do Programa para as janelas a instalar, que deverão ter classificação “B” ou superior. Para mais detalhes, consulte a Ficha Técnica do Programa relativa “Intervenções na envolvente envidraçada do edifício”, onde constam as exigências e recomendações aplicáveis ao caso específico das janelas. Além disso, para que uma empresa possa fornecer serviços no âmbito do “Programa Casa Eficiente 2020”, deve estar inscrita no Directório de Empresas Qualificadas como empresa habilitada para executar operações no âmbito do programa (casaeficiente2020.pt/diretorio-de-empresas/ ).

Para saber mais detalhes sobre o “Programa Casa Eficiente 2020”, consulte o portal www.casaeficiente2020.pt. Veja também o vídeo de apresentação da CASA EFICIENTE 2020, que pretende informar sobre o âmbito e a operacionalização deste programa de apoio financeiro às intervenções de reabilitação urbana.

 

FOLHETO DE DIVULGAÇÃO: VER AQUI

FICHA TÉCNICA - Intervenções na envolvente envidraçada do edifício: VER AQUI

NOTA DE IMPRENSA da Secretaria de Estado da Energia: VER AQUI