Área de Associados

Jornadas de Conservação e Reabilitação 2018

No âmbito do Mestrado em Conservação e Reabilitação do Edificado (MCRE) da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, do Instituto Politécnico de Setúbal, realizar-se-ão, no próximo dia 09 de Maio de 2018, as Jornadas de Conservação e Reabilitação – JCORE 2018. 

A convite da Comissão Organizadora, a ANFAJE associou-se ao evento na qualidade de parceiro, reconhecendo a pertinência dos diferentes temas das jornadas e a premência da discussão especializada.

As JCORE 2018 compreendem 4 painéis: 1. A Conservação e Reabilitação de Edifícios em Portugal; 2. O Reforço Sísmico na Conservação e Reabilitação de Edifícios; 3. Metodologias BIM na Conservação e Reabilitação de Edifícios; 4. Reabilitação Energética de Edifícios. As JCORE 2018 contam com a participação de vários especialistas de referência nas diferentes áreas.

No Painel I, A Conservação e Reabilitação de Edifícios em Portugal, será feita uma reflexão sobre o panorama da conservação e reabilitação de edifícios em Portugal e o caso do concelho do Barreiro, em concreto. Analisar-se-á, também, a política de reutilização no âmbito da conservação de edifícios.

No Painel II, O Reforço Sísmico na Conservação e Reabilitação de Edifícios, será analisado o reforço sísmico na conservação e reabilitação de edifícios em Portugal e serão apresentados e discutidos casos reais.

No Painel III, Metodologias BIM na Conservação e Reabilitação de Edifícios, será apresentada a metodologia BIM como ferramenta de apoio aos projectos de conservação e reabilitação de edifícios antigos, contemporâneos e históricos.

O Painel IV, Reabilitação Energética de Edifícios, discutirá a temática da reabilitação e eficiência energética, discutindo o actual panorama em Portugal e na Europa, o interesse e as estratégias para a sua realização, com a apresentação e discussão de caso reais.

O evento tem como público-alvo todos os possíveis intervenientes na Reabilitação e Conservação de Edifícios, desde entidades financiadoras, autarquias, empresas/ entidades, técnicos, ou futuros técnicos, e privados.

Com entrada gratuita, as inscrições para as JCORE 2018 deverão ser formalizadas até dia 04 de Maio 2018 em www.estbarreiro.ips.pt/noticias/1718_jcore.

PROGRAMA: