Área de Associados

V Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

No passado dia 10 de Abril, a ANFAJE participou na 5ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, o maior evento de reabilitação urbana do país que decorre entre os dias 9 e 15 de Abril, no Pátio da Galé, em Lisboa, e é co-organizado pela VIDA IMOBILIÁRIA e pela PROMEVI, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da ATL – Turismo de Lisboa.

Inserida no tema da conferência do segundo dia do evento, «Energia e Edifícios – Inovação para as cidades do futuro», a ANFAJE discursou sobre «O Sector das Janelas na vanguarda da eficiência energética», afirmando a importância deste produto no aumento da eficiência energética dos edifícios novos ou reabilitados e realçando a enorme inovação tecnológica que todo o sector tem sofrido, desde os seus perfis, vidros, ferragens, domótica até aos sistemas de ventilação e componentes de selagem e vedação. O Presidente da ANFAJE apresentou também os principais programas de apoio financeiro e de incentivo à reabilitação urbana que, na opinião da associação, devem ser encarados como uma oportunidade importante para revitalizar o sector das janelas, portas e fachadas. A ANFAJE sublinhou ainda o reconhecido trabalho que fez na definição dos novos requisitos técnicos obrigatórios para as janelas que permitem elevar a qualidade no sector e aumentar a instalação de janelas ainda mais eficientes.

A conferência organizada pela VIDA IMOBILIÁRIA e pela ADENE, contou com a presença de três palestrantes diferentes da Agência de Energia. Na Sessão de Abertura, o Dr. Manuel Bóia, administrador da ADENE, apresentou os principais projectos da agência, enquanto que o Eng. Rui Fragoso, Director do Departamento de Edifícios, fez a sua intervenção subordinada ao tema «Eficiência energética nos edifícios: o futuro já chegou!”, pois, de facto, com a cronologia apresentada, que caracterizou o parque edificado português nos anos 90, nos dias de hoje e num futuro próximo, é possível perceber que as soluções construtivas actuais já promovem o aumento da eficiência energética nos edifícios. Para um futuro próximo, a ADENE considera que a eficiência energética dos edifícios passará também pela revisão da Directiva da EPBD, pelo nZEB e pelo Passaporte para a reabilitação (projecto iBRoad, do qual a ANFAJE faz parte). De seguida, interveio o Dr. Paulo Santos, Coordenador da iniciativa CLASSE+, para apresentar aos presentes esta nova marca da etiquetagem energética de produtos voluntária, dentro dos quais destacamos a Etiqueta Energética de Janelas. O CLASSE+ permite aumentar a eficiência energética na reabilitação, acrescentar valor para as empresas, distinguir a oferta e dar benefícios directos e indirectos aos clientes particulares.

A conferência contou também com a participação do Eng. Pedro Santos, da REYNAERS ALUMINIUM, que abordou o tema da «Inovação em janelas na resposta aos desafios da eficiência e da sustentabilidade», apresentando as principais formas de organização e de produção que permitem à empresa disponibilizar, ao mercado, produtos cada vez mais eficientes.

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa conta com o patrocínio e presença de empresas associadas da ANFAJE: Caixiave, My Window, Reayners Aluminium Portugal, Sapa Portugal e a Technal.